Notícias

Você sabe qual a diferença entre o Endomarketing x Comunicação Interna

08-02-2017

Você sabe qual a diferença entre o Endomarketing x Comunicação Interna:

É bastante comum que, os salões de beleza, os termos endomarketing e comunicação interna sejam interpretados como sinônimos. Na prática não é bem assim.

A comunicação interna tem como objetivo informar o público interno da organização sobre os mais diversos assuntos que contribua com os processos do salão de beleza. Já o endomarketing, busca, por meio de estratégias comunicacionais,  fazer com que os colaboradores se sintam engajados e motivados com o seu trabalho.

Dessa forma, é possível dizer que o público-alvo é o mesmo, mas os objetivos e práticas de cada atividade são diferentes. Continue a leitura e aprenda a diferenciar melhor os termos.

Comunicação Interna

A comunicação interna, como o próprio nome sugere, é o segmento da comunicação voltado para o público interno das organizações. As estratégias de comunicação interna envolvem todas as formas de diálogo que a empresa tem com seus colaboradores, podendo utilizar de ferramentas como newsletter, jornais e revistas de circulação interna, TV corporativa, entre outros tantos.

A comunicação interna em geral é trabalhada por profissionais de relações públicas, jornalismo ou comunicação que, através dos canais de comunicação, publicam informações institucionais, ações, resultados, programas e metas, sempre de maneira objetiva e clara.

Vale lembrar que, nos dias atuais, a comunicação é uma via de mão dupla. Isso quer dizer que não apenas os gestores podem transmitir mensagens aos colaboradores. Nas organizações contemporâneas, os funcionários têm voz e também podem participar por meio de canais de resposta, dando seu feedback e contribuindo com melhorias.

Endomarketing

O endomarketing, por sua vez, está relacionado a motivação e interação entre empresa e colaboradores. Desse modo, as ações de comunicação são trabalhadas com o objetivo de fazer com que o funcionário “vista a camisa” da empresa, aumentando a sua produtividade.

Ao contrário da comunicação interna, que ocorre de forma mais objetiva sobre informações institucionais, metas e indicadores, o endomarketing exige maior planejamento, pois está ligado diretamente com a cultura organizacional. Por esse motivo, uma empresa que deseja introduzir ações de endomarketing precisa definir uma pessoa como responsável pelas ações, realizar um planejamento estratégico minucioso e criar programas que tenham como objetivo central a motivação e interação entre empresa e colaboradores.

Como alinhar a Comunicação Interna e o Endomarketing

Agora que você já conhece as diferenças entre a comunicação interna ou endomarketing deve estar se perguntando como alinhar as estratégias das duas modalidades, não é mesmo?

Conforme dito anteriormente, o endomarketing exige planejamento e principalmente a participação dos responsáveis pela comunicação interna da organização. O ponto comum é o resultado da empresa e neste sentido endomarketing e comunicação interna devem aproveitar a melhor sinergia existente para oportunizar o alinhamento.

Um exemplo seria trabalhar a motivação com reconhecimento e interação através de metas atingidas ou ações sociais realizadas.
Nesse caso, teremos ações de endomarketing apoiada em elementos (metas e ações) amplamente divulgados através da ferramenta de comunicação interna, fortalecendo o objetivo e existência da organização.

Sindibeleza © 2017 | desenvolvido por genericapontocom