Notícias

Como fazer uma boa Gestão de estoque para salão de beleza na prática!

25-07-2016

Sempre que um representante te visitar ou você ligar para um distribuidor negocie. Não tenha medo e nem vergonha, o máximo que você pode receber é um não.  Para comprar bem você precisa:

  1. Saber o que comprar (item e quantidade);
  2. A hora certa de comprar;
  3. Onde comprar;

Pesquisar junto à pelo menos 3 revendedores é essencial para comprar no lugar ou com a pessoa certa! Saber o que e a hora certa de comprar depende de como você controla o estoque do seu salão. Elas dependem do conhecimento detalhado dos produtos existentes, as preferências dos clientes e as tendências da moda.

Sem esses dados fica difícil ter informações e argumentos importantes para um eventual desconto. Por exemplo, salões de porte maiores acabam comprando o mesmo produto de várias marcas diferentes simplesmente por preferências de cada profissional.  Se você tivesse menos opções (a sugestão é no máximo três linhas de cada produto) você poderia fazer uma comprar maior de determinado produto e ter um desconto interessante.

Aproveite e olhe junto com o seu fornecedor o prazo que ele entrega as mercadorias. Se ele demorar 15 dias você pede com 20 dias de antecedência para não ficar sem mercadoria.

1 - Controlando o estoque do salão de beleza no dia a dia:

Antes de começar o controle rígido do estoque do seu salão você deve ter em mãos as informações mais importantes:

Para começar a coletar essas informações e manter o controle inicial faça uma inspeção de estoque semanal. Acompanhe quanto tempo dura cada novo produto em relação aos tipos de serviços prestados. Se isso ficar muito complexo, tente separar cada produto por profissional e veja o tempo que dura com ele. Ou separe produtos, mesmo que repetidos, para somente determinado tipo de serviço. Optando por essas estratégias fica mais fácil começar a ter uma noção aproximada do que realmente é utilizado.  E claro, confira diariamente o que foi vendido, o tipo de produto e etc.

Essa coleta de informação inicial irá refinar o seu pedido de compras e você vai entender e adequar o melhor processo para acompanhar e controlar o seu estoque.

2 - Reduza os desperdícios:

Muitas vezes o lucro esta indo embora literalmente pelo ralo, e normalmente só é percebido quando já se está com o caixa no vermelho.

Você sabia que são gastos aproximadamente 80 litros de água por cada lavagem? E que técnicas novas revelam que mesmo usando de 15-30% menos água é possível ter tratamentos com resultados superiores de qualidade do fio? Agora imagine diariamente o que não é desperdiçado com os demais produtos.

Treine, acompanhe e avise seus funcionários regularmente. Seja obcecada por redução de desperdícios. Existem salões que possuem uma gestão tão acurada com processos e normas de quanto de cada produto deve ser usado em determinados procedimentos. Dessa forma, é possível ter um controle de estoque cuidadoso e real. É lógico que isso varia com as características do cliente. Mas ter uma referencia e um pensamento focado em redução de desperdício representa sem dúvida um grande aliado nos números ao final do mês. Principalmente nas temporadas de baixa.

3 - Ferramentas para controlar estoque – Comece devagar para não se perder.

Se você está lendo este artigo até aqui é porque não está satisfeita com o controle de estoque do seu salão de beleza e estética. Portanto pense duas vezes ante de “encomendar” um software de gestão de estoque. Você talvez ainda não esteja pronta para aproveitar tudo que um software para salão de beleza pode te propiciar.

Muito mais do que a ferramenta, o que mais importa é ter um processo bem definido de acompanhamento e controle. Não importa se você controlar isso num pedaço de papel, no Word, em uma caderneta ou num quadro de louça branco.

A sugestão do Sindibeleza é que um sistema deve vir depois que o básico esteja sendo bem feito e se você enxergar necessidade. Para começar, a melhor forma é com o Excel onde você pode mudar ele conforme sua necessidade e é acessível de qualquer computador.

Sindibeleza © 2017 | desenvolvido por genericapontocom