Notícias

Como fazer o controle de estoque do seu salão

05-05-2017

Salões de beleza tem uma movimentação agitada no estoque, já que produtos são utilizados para executar serviços o tempo todo. Algo que torna essa movimentação ainda mais intensa é o cada vez mais utilizado conceito de salão-loja, em que, além de oferecer serviços, os salões vendem itens relacionados ao mundo da beleza como kits para cabelos etc.. Sendo assim, é muito importante que você, gestor, preste atenção no controle do seu estoque.

Confira algumas dicas de como manter seu armazenamento de produtos em dia:

Crie uma Organização Categorizada

Para organizar qualquer ambiente, é necessário categorizar itens. No estoque do seu salão, existem as opções de organizar os produtos por tipo, marca ou serviço. Por exemplo, em um salão que disponibiliza serviços de cabeleireiro, manicure e depilação, o estoque deve ter um espaço para shampoos, outro para esmaltes e outro para cera, por exemplo. Não faz sentido estar tudo misturado já que cada um será utilizado em um serviço diferente e, talvez, por profissionais diferentes.

Faça uma Planilha de Entrada e Saída

Para manter o controle do estoque, é essencial criar um método para controlar a entrada e a saída de produtos. Dessa forma, é possível saber quantos itens estão disponíveis, quando será necessário repor cada um, o que é mais utilizado e o que não está sendo útil para o salão. Esse tipo de controle evita gastos desnecessários com produtos, ajudando muito com a economia do estabelecimento.

Atenção para a Validade dos Produtos

Serviços de qualidade não são executados com o uso de produtos vencidos, então é muito importante prestar atenção nessa questão. Esse fator é muitas vezes esquecido, mas usar itens que passaram do prazo de validade pode colocar em risco a aparência dos clientes e também a credibilidade do salão. Fique atento e, de preferência, tenha um controle das datas de validade ou confira-as constantemente para não correr riscos, ainda mais com produtos que não são frequentemente utilizados.

Fique Ligado nas Novidades

Apesar de ter uma lista de itens que você já é acostumado a manter no seu negócio, é muito interessante para o estabelecimento estar a par das últimas novidades no mercado da beleza. A inovação sempre foi e sempre será um ponto positivo para quem aposta nela dentro desse segmento, além de atrair clientes de forma eficaz. Pesquise, se informe, vá a eventos e esteja por dentro de tudo o que acontece no ramo.

Sindibeleza © 2017 | desenvolvido por genericapontocom