Notícias

Como fazer fluxo de caixa no salão de beleza

07-12-2016

Quem trabalha em salão de beleza sabe o quanto é corrido atender toda a clientela com o mesmo nível de qualidade. Por esse motivo, um gestor extremamente focado na satisfação do público pode não ter tempo para se dedicar ao controle e à análise adequada do fluxo de caixa. Existem práticas e ferramentas que, quando associadas, facilitam e simplificam a administração de toda a parte financeira.

O fluxo de caixa é um instrumento de gestão financeira utilizado em empresas para o controle de todas as movimentações de contas e recursos. O trabalho com essa ferramenta consiste em registrar e observar os montantes que entraram e saíram da empresa em determinado período.

Para o dono de um salão de beleza, conhecer o saldo disponível e as variações que este sofre ao longo de cada mês é essencial para manter os negócios viáveis, prevenir dívidas e definir novos investimentos a partir de projeções de orçamento detalhadas. Veja como fazer:

Anote entradas e saídas

Se você gosta de anotar uma ou outra conta em um caderno, talvez seja o momento de pensar em um registro mais detalhado. Você pode começar montando uma planilha com a informação do saldo disponível no salão. Para isso, some todos os valores contidos no caixa, nas contas bancárias e em outros lugares, se houver. Assim, você alimenta sua planilha com dados de todas as contas a pagar e a receber no salão. Faça isso com todo tipo de valor, seja ele relacionado a uma despesa, a fontes de lucro ou a um novo investimento em material, produtos ou equipamentos para trabalho.

Separe os registros em categorias

A leitura adequada das receitas e despesas vai depender de uma padronização das informações. Para isso, separe os dados em categorias de acordo com o tipo de conta existente. Essa categorização pode ser mais bem visualizada com o uso de elementos visuais que diferenciem uma informação de outra. Desse modo, você pode facilitar a leitura colocando contas negativas na cor vermelha e contas positivas na cor verde.

Escolha um horário para controlar

É comum ver gestores adiando o registro das receitas e despesas geradas no salão de beleza. E não é preciso associar esse registro a um processo chato e burocrático. Com poucos minutos de cada dia, é possível alimentar a planilha e garantir que nenhum dado de conta seja perdido. Para tal, transforme o cuidado com o caixa em obrigação diária e presente na lista de tarefas mais importantes da agenda do salão.

Use uma ferramenta específica

Além das planilhas tradicionais, existem ferramentas próprias de gestão que podem funcionar como um complemento para a saúde financeira do seu estabelecimento. Com um sistema de software específico, você organiza e otimiza inúmeras atividades necessárias à gestão de pessoas e das finanças. Com a junção desses recursos, você economiza tempo em operações de fluxo de caixa e pode se dedicar a oferecer um atendimento completo e de qualidade a cada cliente.

Sindibeleza © 2017 | desenvolvido por genericapontocom