Notícias

Como escolher o sócio ideal para o seu negócio

13-10-2016

Manter uma sociedade não é fácil. São relativamente comuns os casos de problemas entre sócios de empreendimentos de beleza que acabaram tendo que terminar o negócio ou partir para o voo solo. Como escolher o sócio certo? Esta é uma questão complicada em qualquer área, mas especificamente neste nicho, os sócios do salão de beleza precisam realmente gostar muito do que fazem. Veja algumas dicas para encontrar um sócio e garantir uma parceria de sucesso.

Procure alguém que complemente seus conhecimentos

Ter o perfil diferente do seu é bastante proveitoso em uma sociedade, porque assim cada um complementará a área em que o outro é mais fraco. No entanto, vocês devem concordar em relação aos mecanismos para fazer o salão crescer quais os tipos de investimentos e a fatia do orçamento que cada ação receberá, quem ficará responsável pelo o quê e, principalmente, o que espera alcançar com o empreendimento.

O que você deve saber sobre seu futuro sócio

Uma forma de evitar problemas é fazendo uma pequena pesquisa a respeito do candidato a sócio. Levante aspectos que podem ser conflituosos entre vocês, como, por exemplo, os valores que o norteiam e seus princípios éticos, o grau de ambição, habilidade interpessoal de se relacionar com sócios, funcionários e clientes, a visão a respeito do futuro do empreendimento, em que essa sociedade será vantajosa para o crescimento do salão.

Por outro lado, deixe bem claro o montante que cada um investirá e a sua parte na sociedade, qual a função de cada um na rotina do salão, a definição das retiradas de cada um e a periodicidade, a possibilidade ou não de ter parentes na empresa, a disponibilidade caso um tenha que ausentar. Não esqueça que estes princípios básicos da sociedade devem constar do contrato social e são uma garantia para ambos no caso de alguma coisa não sair como esperado.

Amizade x Negócios

Vocês já trabalham juntos há anos no mesmo salão e agora decidiram partir para o negócio próprio. Mas amizade e profissionalismo são duas coisas completamente diferentes de sociedade, acredite. Procure alinhar expectativas. Um salão de beleza é um local onde a vaidade está sempre à flor da pele dos clientes, dos funcionários, dos sócios.

Se as expectativas não forem alinhadas antes do fechamento da sociedade, pode ser que uma reunião semanal conserte as coisas. O importante é ter consciência de que na maioria das vezes a sociedade é necessária para o crescimento do salão, juntando forças em relação a uma visão comum de futuro. Escolha seu sócio com sabedoria e cerque-se de mecanismos para fazer essa empreitada dar certo.

Sindibeleza © 2017 | desenvolvido por genericapontocom