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Como definir o público alvo do seu espaço de beleza

12-08-2016

O crescimento do mercado de beleza trouxe uma necessidade maior de especialização que não diz respeito apenas aos serviços prestados. Um espaço de beleza demanda gestão e administração eficiente, além de uma estratégia adequada à realidade do negócio e do cliente. Outra questão importante é a do público-alvo, uma vez que ele é importante para direcionar as atividades do empreendimento. A definição do público-alvo desprende uma análise prévia, que ajudará a encontrar o nicho.

Alguns padrões podem ser mais variados, como o sexo, idade, classe social, escolaridade e outros. Para definir o público-alvo do seu espaço de beleza é válido pensar em qual seria o seu cliente ideal, ou seja, quais pessoas você quer atingir. Assim, será mais fácil definir a identidade visual, a publicidade, o preço que irá cobrar, os serviços que vai fornecer e outras variantes.

Como começar

Tente descobrir os motivos que levam os seus clientes a comprar seus produtos, quais seus anseios e gostos que os levam a buscar os seus serviços. O ideal é fazer uma pequena pesquisa para conhecer os hábitos do seu cliente. Nela deve conter perguntas como idade, sexo, quanto recebe (cuidado com essa pergunta), onde mora, o que gosta de fazer, onde trabalha, quanto pode gastar com estética e outras questões relevantes. Se você está começando o negócio, a pesquisa é ainda mais importante, pois ela irá ajudar a escolher qual o público irá atender, de acordo com suas preferências.

Inicie pelas características comuns entre as pessoas que podem se interessar pelo seu negócio e o que oferece. Analise essas informações, veja quais se repetem e agrupe o máximo delas em um grupo. Depois defina o problema que elas possuem e como você irá resolvê-los. O ideal é mapear e batizar as personas, pois os nomes irão auxiliar a equipe a imaginar o personagem.

Analise a concorrência

A concorrência ajuda bastante na definição do público-alvo, principalmente se ela já estiver bem estruturada. Tente saber por que as pessoas procuram o seu serviço: pelo preço, a qualidade do serviço ou localização, etc. Se conseguir identificar a idade e a classe social já é um começo. Entretanto, quanto mais dados tiver, mas fácil será definir com qual público vai trabalhar. Responder essas questões levará a uma mais complexa: “devo apostar no mesmo nicho do concorrente ou em um diferente?”

Quem entra em um mercado deve ter um diferencial. Avalie qual o seu e como ele se encaixa no perfil do público. Se for parecido com o da concorrência, tente não combater com ele, principalmente se for o líder de mercado na região em que atua. O segmento de estética é bem amplo e você pode atender, inicialmente, um nicho mais segmentado para ter uma concorrência menor.

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