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Como criar a tabela de preços para serviços de beleza

22-11-2016

Os profissionais de estética e empreendedores de negócios de beleza costumam adotar métodos diferentes para definir os preços dos serviços prestados. Muitos apostam em uma avaliação aleatória, baseada em sua própria experiência e nos valores de mercado.

No entanto, a definição dos valores cobrados deve levar em consideração alguns aspectos, e costuma ser realizada por dois caminhos diferentes: considerando os custos de hora de trabalho e material utilizado, ou tomando como base o público do empreendimento e o mercado em que se insere. O ideal é que ambos sejam combinados, de forma a se obter um valor justo para o cliente e sustentável para o salão. Confira algumas dicas para criar uma tabela de preços competitiva:

1 – Considere os gastos do seu empreendimento

É importante que, para definir os preços dos serviços prestados, o empreendedor considere os gastos fixos e variáveis do salão. Entre as contas fixas considere a locação do espaço, água, energia elétrica, telefone, internet, salários dos funcionários e impostos a serem pagos. Os gastos variáveis correspondem às comissões, os suprimentos e materiais necessários, bem como os investimentos em marketing e divulgação. Existem atualmente sistemas de gestão online e softwares específicos para empreendimentos de beleza que permitem o registro e o controle destes gastos, contribuindo para que o empreendedor tenha uma visão geral dos custos relacionados ao salão.

2 – Defina uma margem de lucro

A definição da margem de lucro que se deseja obter deve levar em consideração o sistema tributário da empresa. A maioria dos pequenos empreendimentos se encaixa na categoria Simples, e não tem direito a nenhum tipo de crédito tributário. É importante considerar também os preços cobrados pela concorrência.

3 – Saiba qual é o valor agregado

O valor agregado está relacionado aos recursos e vantagens oferecidos pelo seu empreendimento que o diferenciam da concorrência e fazem com que o cliente opte pelos seus serviços. Assim, sobretudo no caso de seu preço estar acima da concorrência, agregue valor ao seu empreendimento através estratégias como programas de fidelização de clientes, marketing para estética, e atendimento excepcional.

Isso significa reduzir o impacto do preço cobrado, fazendo com que o cliente sinta que este se justifica. Procure, assim, investir em pequenos mimos e recompensas para clientes fiéis, bem como promoções interessantes e campanhas de divulgação.

É essencial que o empreendedor tenha na ponta do lápis os custos de manutenção do seu negócio, de forma a definir preços sustentáveis e que permitam uma margem de lucro a este. Este cálculo deve ser associado à análise da concorrência e do valor agregado dos serviços oferecidos, levando em consideração, portanto, não somente os valores de entrada e saída do controle financeiro.

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