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5 tipos de clientes que entrarão no seu salão de beleza

15-12-2016

O ramo da beleza é um dos mais democráticos quando se trata dos tipos de clientes, sejam eles homens, mulheres, jovens ou idosos. Independentemente da classe social, gênero ou idade, todos precisam e costumam ir com frequência a um salão de beleza. Portanto, os profissionais precisam estar preparados para identificar cada perfil e tratá-los de forma personalizada. Confira os 5 tipos mais comuns de clientes e como você deve lidar com eles.

1. O indeciso

Este é um dos tipos de clientes mais comuns nos salões de beleza. Geralmente, são pessoas que levam muito tempo para tomar uma decisão ou não sabem o que querem fazer, o que acaba desgastando os profissionais e aumentando a fila de espera para outros clientes. A estratégia para os profissionais é que sejam pacientes, apresentem as melhores opções e serviços do salão e opinem. Não precisa ser invasivo ou influenciar na escolha final. O que muitas vezes falta a esse cliente é a confiança que a opinião de um profissional pode trazer.

2. O especialista

Os clientes especialistas são pessoas que, mesmo sem qualquer formação ou especialização, agem como se fossem profissionais no ramo da beleza, baseados, muitas vezes, na experiência de outra pessoa e não propriamente na sua. A dica para lidar com esse perfil de cliente é deixar que ele participe do que será feito no salão. Caso ele deseje fazer algum tipo de procedimento que não é viável para a condição do seu cabelo ou pele, apresente de forma mais técnica os perigos que aquilo pode trazer. Se mostre interessado pelo que ele sabe, mas deixe claro que você é o profissional, sem usar da arrogância.

3. O insatisfeito

Seu perfil é questionador, dramático e costuma se demonstrar insatisfeito antes mesmo do trabalho do profissional ser concluído. A principal maneira de lidar com esse perfil de cliente é com paciência. Em uma situação de crise, tente resolver o seu problema da melhor forma possível. Ouça tudo o que ele tem a dizer e, só em seguida, ofereça as melhores alternativas para que ele se sinta satisfeito. Afinal, cliente satisfeito é cliente fiel!

4. O negociador
O cliente negociador é comunicativo, esperto e que, com jeitinho, conquista a simpatia dos profissionais do salão de beleza, com o intuito de adquirir descontos ou negociar o preço dos serviços da forma que lhe convém. Ele geralmente conhece os valores da concorrência e pode usá-los como argumento para conseguir o que deseja.

Apresente os serviços oferecidos e os seus respectivos preços antes de qualquer atendimento. Se, mesmo assim, o cliente insistir em ter um desconto, utilize a qualidade do que você oferece para justificar o preço que exige. Se possível, faça um agrado, como oferecer descontos em um pacote de vários serviços ou uma amostra grátis de um produto, mas não gere falsas expectativas. Prometa somente o que pode cumprir e o que não prejudicará o seu negócio.

5. O calado

O cliente calado é o mais difícil de interpretar. Ou possui um perfil controlador, como se soubesse o que quer e não precisasse de ajuda, ou apenas é tímido demais para dizer o que deseja. Nesse caso, pode se tornar um cliente insatisfeito, graças à falta de comunicação.

Faça perguntas e demonstre interesse pelo que o cliente tem a dizer. Esse contato deixa o ambiente descontraído e te ajuda a entender mais sobre a personalidade dele, rotina e profissão. Assim, você conseguirá extrair o que ele realmente quer e oferecer um serviço que conquiste a sua confiança.

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