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5 estratégias para fidelizar clientes

20-09-2016

Hoje, é possível criar diferentes estratégias para a sua pequena empresa sem precisar de muitos recursos. Para isso é preciso também ter um bom produto ou serviço que se destaque no mercado. Além de preço e produto, ofereça uma experiência e não apenas um momento de compra. O preço não é o único fator para que as pessoas escolham determinada loja. Confira as dicas abaixo:

Os seus clientes se sentem confortáveis quando entram no seu empreendimento? Seja uma clínica odontológica ou um restaurante, é essencial ambientar o espaço de maneira agradável. No caso de empresas virtuais, um site bonito, funcional e que permita uma boa experiência de compra para o usuário é indispensável.

Por meio das reclamações ou elogios dos consumidores é possível entender como é o seu atendimento, o seu produto ou a logística do seu negócio.

Uma estratégia que não demanda muito investimento para ser lembrado é enviar cartões ou e-mails para os clientes em datas comemorativas ou aniversários. Para que esse método seja eficiente e não um incômodo para o consumidor, é importante ter disciplina e contar com o auxílio de um cronograma. Tenha um planejamento, trabalhe com intervalos e aproveite o contato para avisar o consumidor de uma promoção, por exemplo.

Programa de pontos, recompensa por indicação e bônus em lojas parceiras são formas de manter a marca presente na rotina do seu público consumidor. O pequeno empresário deve manter o seu banco de dados atualizado para que a interação com os participantes seja eficiente.

Se um cliente teve uma experiência ruim com o atendimento do estabelecimento, dificilmente ele recomendará para os seus familiares e amigos. Os funcionários estão te representando, por isso invista na qualificação do seu atendimento.

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