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4 dicas para lidar com a reclamações de clientes

13-12-2016

Tratadas como mera implicância por alguns gerentes, as reclamações de clientes podem ser uma consequencia da má qualidade do serviço e/ou do atendimento no salão. Quando ocorrem com certa frequência, cabe ao dono e à sua equipe trabalhar em busca de soluções que realmente valorizem o ponto de vista do cliente.

Um pequeno problema estético já dá ao público o direito de buscar soluções na forma de ressarcimentos ou indenizações. Confira as dicas para lidar com possíveis problemas:

Muitas pessoas acham que, ao darem as costas para um problema, ele pode ser facilmente esquecido por ambas as partes. Para evitar que uma reclamação passe batida, faça uma reflexão sobre o que causou o desconforto ou a insatisfação do cliente. O ideal é reunir toda a equipe para conversar sobre o ocorrido. Por fim, avaliem se esse tipo de reclamação vem se mostrando recorrente no salão e trabalhem em conjunto para melhorar todas as etapas do atendimento.

A revolta de um cliente insatisfeito quase nunca se limita ao mau atendimento. Às vezes, os conflitos maiores são criados quando o profissional passa a impressão de não valorizar determinada reclamação. Os clientes precisam saber que o profissional sentiu ou entendeu as suas dores. Para resolver esse problema, o exercício de se colocar no lugar do outro é sempre válido. Portanto, seja coerente e se esforce para captar o real motivo da reclamação.

Ninguém suporta fazer uma crítica e receber somente desculpas em troca. Infelizmente, é comum encontrar profissionais que, no meio de situações difíceis, jogam a responsabilidade para o cliente. Assumir o erro é muito mais adequado que inventar outros motivos para o problema. Muitas vezes, um pedido de desculpas aliado ao diálogo pode ser eficiente para reverter a situação. Na dúvida, converse e troque informações para chegar a um acordo e valorizar seu cliente.

Dê um retorno rápido da reclamação para ganhar tempo na busca de uma solução eficiente. Com respostas rápidas, você mostra ao público que está aberto a sugestões para contornar o problema. Mesmo em uma relação profissional, nunca hesite em ter uma conversa mais aprofundada com a pessoa insatisfeita. Além de evitar intrigas, essa atitude mostra comprometimento e interesse com o bem-estar dos clientes.

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