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4 coisas que todo recepcionista de salão de beleza deve saber

12-01-2017

A tecnologia revolucionou muita coisa nos salões de beleza e, hoje, os mais inovadores já investiram no uso de aplicativos e softwares para a gestão do salão. Mesmo assim, o serviço de recepcionista continua essencial para o estabelecimento. A diferença é que, agora, o seu papel como relações públicas ficou ainda mais forte. Nesse contexto, são necessárias algumas atitudes e estratégias certeiras para garantir o sucesso do serviço de recepcionista do seu salão:

Seu salão é elegante, despojado, moderno, jovem ou social? Cada estabelecimento tem um estilo definido e, portanto, os funcionários devem segui-lo — incluindo a recepcionista! Lembre-se de que ela é a primeira colaboradora com quem os seus clientes ou visitantes têm contato e, por isso, ela atua como uma apresentação do salão.

Durante o atendimento com a recepcionista, nem sempre os clientes falam tudo o que querem. Por isso, um dos maiores diferenciais do serviço de recepcionista é a proatividade, que permitirá a ela antecipar novidades, apresentar tendências e oferecer novos serviços.

Para que a recepcionista possa atender os clientes e interessados de forma completa, é preciso que conheça muito bem tudo sobre o estabelecimento. É na conversa com a ela que a pessoa entrará em contato pela primeira vez não apenas com os serviços que o salão oferece e com os produtos que utiliza, mas com a visão e o objetivo do estabelecimento. A recepcionista deve entender isso e ser uma porta-voz da missão do seu salão, estando apta a apresentá-lo aos clientes e interessados.

Para um atendimento realmente excelente e diferenciado, é imprescindível que a recepcionista escute e dê atenção às reclamações e críticas dos clientes, repassando as informações para a gerência. Dessa forma, os seus clientes vão se sentir respeitados e o seu salão continuará sempre melhorando. É importante compreender que quando um cliente faz uma reclamação, o principal objetivo dele é o de ser ouvido e que o problema relatado, quando convier, seja solucionado. Quando você coloca isso em prática, conquista o cliente de forma ainda mais forte.

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